O uso de antimicrobiano e resistência na produção de suínos, seus problemas e soluções serão abordados durante plenária

Resistência aos antibióticos tem sido notícia constante nos veículos especializados nos últimos anos. Não só o problema está se expandindo em um ritmo alarmante, como também é uma questão particularmente complexa. Fatores humanos, animais e ambientais, bem como a interação entre esses três atores, têm impacto na resistência a antibióticos. Especialista no tema Jeroen Dewulf apresentará na PORKEXPO uma explicação passo-a-passo da epidemiologia, do uso de antibióticos e resistência em animais e o possível impacto em seres humanos. A palestra, entitulada “Antimicrobial use and resistance in farm animals (pig production), problems and solutions”, acaba com toda uma série de mitos e demonstra claramente que não há necessidade de pessimismo.

“Embora não haja uma solução mágica para acabar com o problema, existem muitas ações sustentáveis ​​que os agricultores e seu meio ambiente podem tomar para reduzir o uso de antibióticos em animais e, assim, reduzir a resistência a antibióticos em animais e seres humanos. E o melhor de tudo é que essas ações podem ser facilmente aplicadas na prática diária e promoverão o bem-estar humano e animal”, salienta Dewulf. Além disso, essas ações também são economicamente viáveis. Uma situação ganha-ganha para todos os envolvidos.

Jeroen Dewulf formou-se em 1998 como veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Ghent, na Bélgica. Ele imediatamente começou a trabalhar como pesquisador no departamento de saúde de rebanho da faculdade. Em 2002 terminou o doutorado em epidemiologia e controle de peste suína clássica. Nesse mesmo ano recebeu o mestrado em epidemiologia veterinária pela Universidade de Utrecht, na Holanda (Cum Laude). Tornou-se diplomata no Colégio Europeu de Saúde Pública Veterinária em 2005.

Desde 2006 ele é professor associado em Epidemiologia Veterinária na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Ghent. Em 2014 foi nomeado professor titular em Epidemiologia Veterinária. Seus principais interesses de pesquisa são epidemiologia quantitativa e controle de zoonoses, com ênfase específica na resistência antimicrobiana e uso de antimicrobianos na produção animal, bem como na prevenção de doenças epidêmicas e endêmicas, com foco na aplicação de medidas de biossegurança.

Sua pesquisa enfoca a prevenção de doenças endêmicas e epidêmicas através de medidas de biossegurança e aspectos de saúde animal que podem influenciar a saúde pública, como o uso de antimicrobianos e resistência em animais, bem como infecções zoonóticas. Ele é o chefe da Unidade de Epidemiologia Veterinária e atualmente está supervisionando mais de 10 estudantes de doutorado que estão fazendo pesquisas no campo da epidemiologia veterinária. Dewulf é (co) autor de mais de 265 publicações A1 no campo da epidemiologia veterinária com um índice H de 34.

Sobre a PORKEXPO:

A PORKEXPO 2018 e IX Congresso Internacional de Suinocultura, o maior evento da suinocultura mundial, será realizado entre 26 e 27 de setembro, no Hotel Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu (PR). Abordando o tema “CARNE DO FUTURO” a 16ª edição vai promover uma grande celebração do que a suinocultura tem de melhor: mercado, marketing, gestão, agregação de valor, qualidade, tradição, cultura e inovação.

A PorkExpo nasceu em 2002 para se consolidar como o maior evento da suinocultura mundial, e tem como expositores empresas nacionais e internacionais que atuam diretamente na Suinocultura. Com um público altamente qualificado, o evento é uma ocasião única para empresas promoverem seus produtos e serviços. Também é uma oportunidade para empresas que buscam reforçar a sua marca e presença no mercado brasileiro e da América Latina.

Os participantes são fabricantes e fornecedores da Suinocultura nas seguintes áreas: Genética, Nutrição, Transportes e Logística, Saúde Animal, Serviços, Software para gerenciamento, Equipamentos, Armazenagem, Insumos, Sementes e Grãos, Produtos Veterinários, Inseminação Artificial e Equipamentos para laboratórios.

Entre as empresas que já confirmaram presença estão: Alltech, Casp, Yes, Microvet, Embrapa, Trouw Nutrition, Big Dutchman, ABCS, Maxsui, Usixtek, Vetoquinol, Mig-Plus, Boehringer Ingelheim, Vaccinar, Crystal Spring, De Heus, Vetanco, STA, Plasson, Suinorte, Avioeste, Dosatron, MS Shippers, Agrozootec, Poly Sell, NTC, Museu Suínos, Farenzena, ICC, Agromarau, ABPA, Choice Genetics, MSD, DB, Scrofa Tech, Equittec, Forluz, GX do Brasil, Camfil e muito mais.

Acompanhe todas as notícias sobre o evento com nossos parceiros de mídia: O Presente Rural, Safras&Mercado, Notícias Agrícolas, Revista Gestão e Negócios, La pagina del Cerdo 3tres3, Suino.com, Revista PORK e Revista AgroMulheres.

MAIS INFORMAÇÕES:
www.porkexpo.com.br
porkexpo@safewayagro.com.br
+ 55 (19) 3305.2295

Fonte: Comunicação PORKEXPO