Especialista trará os aspectos zootécnicos, econômicos e de bem-estar animal sobre o tema

Especialista em microbiologia veterinária e sanidade suína, Ricardo Lippke, que também é supervisor Técnico Suínos da Boehringer Ingelheim do Brasil, abordará em sua palestra na PORKEXPO 2018 o tema: “Reações adversas causadas por vacinas – aspectos zootécnicos, econômicos e de bem estar animal”. A 16ª edição do evento e IX Congresso Internacional de Suinocultura, será realizada em Foz do Iguaçu, de 26 a 27 de setembro, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention.

O uso de vacinas na suinocultura como medida preventiva implica na redução do uso de tratamentos com antibióticos, além de uma redução do risco de comprometimento em seu desempenho produtivo com as doenças para as quais foram imunizados. Como explica os pesquisadores da EMBRAPA Suíno e Aves, Luizinho Caron, Wagner Loyola e Nelson Morés, em estudo. Para eles, o uso de vacinas é uma forma barata de evitar ou minimizar perdas devido a doenças infecciosas, seja elas, enfermidades epizoóticas ou doenças da produção (Amaral et al., 2006). Mesmo que as vacinas representem uma pequena parcela, mas mesmo assim, importante no custo de produção, seu uso deve ser racional e como um instrumento, dentro de um programa de prevenção, associado à administração correta das mesmas, isso é fundamental para se garantir o retorno econômico esperado. A vacinação não deve ser feita às pressas, os trabalhadores responsáveis pela vacinação devem ser treinados e conscientizados quanto à importância delas.

Por isto, apesar das vacinas serem uma importante ferramenta para prevenção das principais enfermidades na suinocultura, a sua escolha deve levar em consideração não apenas a eficácia e praticidade mas também a segurança. “É nesse contexto que entra as reações adversas causadas por vacinas que muitas vezes é negligenciado na prática”, explica Lippke. Que classificará, durante sua palestra, os tipos de reações mais comuns (locais e sistêmicas) além de trazer resultados do impacto zootécnico, econômico e no bem estar animal que essas reações podem causar nos suínos. “Do mesmo modo que irei demonstrar como a evolução na produção de vacinas propiciou uma redução das reações adversas sem perder a sua eficácia”, completa.

Sobre a PORK EXPO:

A PORKEXPO 2018 e IX Congresso Internacional de Suinocultura, o maior evento da suinocultura mundial, será realizado entre 26 e 27 de setembro, no Hotel Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu (PR). Abordando o tema “CARNE DO FUTURO” a 16ª edição vai promover uma grande celebração do que a suinocultura tem de melhor: mercado, marketing, gestão, agregação de valor, qualidade, tradição, cultura e inovação.

A PorkExpo nasceu em 2002 para se consolidar como o maior evento da suinocultura mundial, e tem como expositores empresas nacionais e internacionais que atuam diretamente na Suinocultura. Com um público altamente qualificado, o evento é uma ocasião única para empresas promoverem seus produtos e serviços. Também é uma oportunidade para empresas que buscam reforçar a sua marca e presença no mercado brasileiro e da América Latina.

Os participantes são fabricantes e fornecedores da Suinocultura nas seguintes áreas: Genética, Nutrição, Transportes e Logística, Saúde Animal, Serviços, Software para gerenciamento, Equipamentos, Armazenagem, Insumos, Sementes e Grãos, Produtos Veterinários, Inseminação Artificial e Equipamentos para laboratórios.

Entre as empresas que já confirmaram presença estão: Alltech, Casp, Yes, Microvet, Embrapa, Trouw Nutrition, Big Dutchman, ABCS, Maxsui, Usixtek, Vetoquinol, Mig-Plus, Boehringer Ingelheim, Vaccinar, Crystal Spring, De Heus, Vetanco, STA, Plasson, Suinorte, Avioeste, Dosatron, MS Shippers, Agrozootec, Poly Sell, NTC, Museu Suínos, Farenzena, ICC, Agromarau, ABPA, Choice Genetics, MSD, DB, Scrofa Tech, Equittec, Forluz, GX do Brasil, Camfil e muito mais.

Acompanhe todas as notícias sobre o evento com nossos parceiros de mídia: O Presente Rural, Safras&Mercado, Revista Gestão e Negócios, La pagina del Cerdo 3tres3, Suino.com, Revista PORK e Revista AgroMulheres.

MAIS INFORMAÇÕES:
www.porkexpo.com.br
porkexpo@safewayagro.com.br
+ 55 (19) 3305.2295

Fonte: Comunicação PORKEXPO
Foto: divulgação