China intensificará esforços para evitar flutuações drásticas nos preços dos suínos

O principal planejador econômico da China disse na segunda-feira (19) que trabalhará com departamentos relacionados para intensificar as medidas regulatórias para evitar flutuações drásticas nos preços dos suínos quando necessário. Desde o início do ano, os preços dos suínos na China caíram acentuadamente devido a uma melhora significativa na oferta e ao declínio da demanda, levando as autoridades a intervir com múltiplas medidas para estabilizar o mercado.

Somente em junho, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, na sigla em inglês) emitiu duas vezes alertas de uma queda excessiva nos preços dos suínos, alertando os suinocultores a ajustarem seus planos para estabilizar os suprimentos. A NDRC também começou a comprar carne suína para repor as reservas nos níveis central e local, uma vez que um índice de monitoramento dos preços da carne suína caiu abaixo de um nível de alerta.

“A queda excessiva nos preços dos suínos vivos foi inicialmente moderada, pois o preço se recuperou significativamente desde o final de junho”, disse Wan Jingsong, funcionário da NDRC. O preço atual se recuperou mais de 15% em relação ao declínio anterior, disse Wang, prevendo que a tendência se sustentará por um tempo. As autoridades chinesas lançaram em junho um plano de trabalho para melhorar o mecanismo de ajuste das reservas de carne suína.

O plano, divulgado por vários órgãos governamentais, incluindo a NDRC, detalhou múltiplas medidas para evitar movimentos drásticos no mercado de carne suína, com mais indicadores adicionados para avisos oportunos de mudanças de mercado. Embora as flutuações cíclicas da oferta e dos preços da carne de porco sejam um fenômeno mundial, tais volatilidades são especialmente elevadas na China, em parte porque a maioria dos suínos do país são produzidos em fazendas familiares.

Depois que a peste suína africana deu um duro golpe na produção de suínos e nos preços da carne suína a partir de 2018, as autoridades tomaram uma série de medidas, incluindo a distribuição de subsídios para incentivar a agricultura em escala, para estabilizar os preços da carne principal na China.

Relacionados

Deixe um Comentário