MAPA e ABCS inauguram ampliação da Estação Quarentenária de Cananéia

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e da Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (ABEGS), vão inaugurar no próximo dia 4 de novembro, as novas área da ampliação da Unidade de Recepção de Reprodutores Suínos da Estação Quarentenária de Cananéia (EQC), no litoral paulista. Participam da cerimônia o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, e a ministra Tereza Cristina.

Essa parceria público-privada de sucesso começou em 2015, com assinatura do protocolo de intenções, que viabilizou em 2017 a reforma e ampliação das estruturas dos sítios 1 e 2 da  EQC, proporcionando a recepção e quarentena de suínos importados para fins de reprodução. No ano de 2019, ocorreu a necessidade de nova ampliação da EQC, devido ao aumento da demanda das empresas de genética para importações e a entrada de novas empresas no mercado brasileiro.


As obras de ampliação são fruto do acordo de cooperação técnica N° 73 celebrado em 2020, com o intuito de manter a suinocultura brasileira geneticamente atualizada e ao mesmo tempo preservar o alto status sanitário do rebanho nacional.
 
O investimento total das obras já realizadas pelo setor privado na EQC nos últimos anos ultrapassa os 10 milhões de reais e mostra o comprometimento dos produtores e empresas com a qualidade da carne e genética suína produzidos no Brasil. Compromisso esse que tem elevado cada dia mais o reconhecimento internacional da seriedade e qualidade da suinocultura brasileira, propiciando a abertura de novos mercados, tanto para carne in natura quanto para reprodutores suínos. 

Relacionados

Deixe um Comentário