OIE: 114 novos casos de PSA foram reportados no mundo até 7 de janeiro

De acordo com relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês), entre os dias 25 de dezembro de 2020 e 7 de janeiro deste ano, foram notificados 114 novos surtos de Peste Suína Africana (PSA). O total de surtos da doença em andamento em todo o mundo é agora 7.927 (incluindo 4.228 surtos na Romênia e 1.336 no Vietnã). 

Um total de 74 surtos foram notificados na Europa: 14 em suínos e 60 em javalis. Nesta região, um programa de vigilância direcionado continua. Freqüentemente, casos pontuais em javalis são notificados como um único surto e geralmente é dado como resolvido imediatamente.

Na Ásia foram reportados 40 surtos, a maioria relatada pela Coreia do Sul (38 novos surtos em javalis selvagens) e o resto pela Rússia (2 em javalis).

Segundo o reporte, 23 países/territórios notificaram surtos novos ou em andamento, sendo, 8 na Europa (Alemanha, Letônia, Moldávia, Polônia, Romênia, Rússia, Sérvia e Ucrânia); 12 na Ásia (China, Índia, Indonésia, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Laos, Mianmar, Papua Nova Guiné, Filipinas, Rússia, Timor Leste e Vietnã) e 4 na África (Namíbia, Nigéria, África do Sul e Zâmbia).

Relacionados

Deixe um Comentário